Quanto uma geladeira consome?

Esta é uma pergunta que muitos se perguntam, mas que não tem uma resposta exata. O custo de uma geladeira depende de muitos fatores e não podemos falar em termos absolutos .
Todos sabemos que o frigorífico é o electrodoméstico que mais consome numa casa porque está sempre em funcionamento, mas a sua eficiência energética, o local onde é colocado e os hábitos de utilização influenciam se o consumo de energia é um pouco superior ou inferior.
Quanto uma geladeira consome por dia?
Os frigoríficos são qualificados com uma etiqueta energética que indica o seu nível de consumo. Como regra geral, aqueles com uma classificação mais eficiente são mais caros, mas usam menos energia. É importante, portanto, saber os dados de consumo diário estimado para avaliar os benefícios de longo prazo de comprar um refrigerador eficiente.
De acordo com esta etiqueta, estima-se que as geladeiras tenham os seguintes dados de consumo diário:
- Classe A +++: 175 kWh
- Classe A ++: 284 kWh
- Classe A +: 322 kWh
- Classe A: 374 kWh
- Classe B: 507 kWh
- Classe C: 646 kWh
Outros fatores que influenciam o consumo de uma geladeira
Além do rótulo correspondente, existem outros fatores que podem contribuir para um menor consumo. E é aqui que nossas decisões e costumes podem influenciar o consumo de energia de nossa geladeira.
Geladeiras sem geada
Além de evitar que o gelo se acumule no freezer, eles resfriam o interior com um fluxo constante de ar , consumindo menos energia.
Coloque a geladeira no lugar certo
Deve ser mantido afastado do forno ou de outras fontes de calor , para evitar que a sua temperatura aumente desnecessariamente, e deve ser evitado encostá-lo totalmente à parede . É melhor deixar cerca de cinco centímetros de separação para que o ar possa circular livremente.
Limpa em profundidade
Quando a geladeira está limpa, é mais eficiente. Não se limite ao interior, para promover o fluxo de ar deve limpar a parte traseira pelo menos duas vezes por ano .
A temperatura certa
Devem ser evitadas temperaturas muito baixas: 5ºC para o refrigerador e -18ºC para o freezer são suficientes .
Descongele os alimentos dentro da geladeira e não fora. Este gesto simples permite que você aproveite o frio e que o motor não precise dar a partida por um tempo.
Deixe os alimentos quentes esfriarem até a temperatura ambiente e coloque-os na geladeira.
Pedir comida
Peça os alimentos corretamente dentro da geladeira para aproveitar as diferentes temperaturas:
- O fundo , mais próximo do freezer, é o mais frio. Legumes, peixes e carnes devem ser colocados nesta área .
- Escolha as prateleiras intermediárias para produtos lácteos, frios ou alimentos já cozidos .
- Coloque em cima de todos os bolos ou peixes defumados , eles precisam menos frio.
- Reserve a parte superior da porta para manteigas e geleias, a parte central para molhos e a parte inferior para água e leite .
Mantenha a porta fechada
Cada vez que a porta é aberta você perde o frio. É importante tentar abrir a porta o menos possível e por pouco tempo .
Se você for embora, desligue-o
Quando você vai passar muito tempo longe de casa, é melhor esvaziar a geladeira, limpá-la e deixá-la desligada .
Na HomeServe dispomos de packs de reparação de electrodomésticos , um seguro complementar ideal para deixar a manutenção e reparação do seu frigorífico e demais electrodomésticos nas mãos de profissionais. A experiência dos nossos técnicos de eletrodomésticos permitirá-lhes detectar quais são as necessidades da sua casa e aconselhá-lo em conformidade