A televisão e o emburrecimento do povo brasileiro

Segundo o IBGE, 44% dos brasileiros não lêem e 30% jamais compraram um livro. No entanto, mais de 95% assistem televisão regularmente.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

”Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz”. (Mateus 6.22)

A composição da musica Televisão da banda Pop-rock chamada de Titãs, martelou por muitas vezes na minha cabeça sobre o poder sedutor da televisão. A letra da musica veio como um grande alerta e nas suas linhas verdadeiras declarava:

Assine o Blesss

“A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida.
Ô cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Ô cride, fala pra mãe!”

Existe um grande perigo que cerca a nossa família, pronto para enganar, distorcer a verdade e nos hipnotizar com o propósito de nos manter muito mais distantes da realidade e da verdade. Este perigo chama-se: T-E-L-E-V-I-S-Ã-O!

A televisão é o maior instrumento do planeta que produz informações superficiais. Ela funciona como um fluxo sem time e suas imagens e notícias de longe tem algum compromisso sério de abreviar nosso caminho com a realidade e a verdade. O único meio de conhecermos a realidade e a verdade são os livros, a vida lá fora e os esportes. O contato e a relação como indivíduos produz realidades. Impossível de frente para TV no fluxo sem time consumindo horas de nossa breve vida com notícias e imagens sem profundidade.

Lênin, na época da revolução Russa de 1917, já afirmava: “De todas as artes, o cinema é para nós o mais importante. Deve ser e será o principal instrumento cultural do proletariado”. Sim, Lênin sabia do poder hipnótico e sedutor da imagem em movimento, como ela aliena e anula a vida.

Pio XI discorrendo sobre o poder da imagem em movimento disse: “O poder do cinema provém de que fala por meio de imagem, que a inteligência recebe com alegria e sem esforço, mesmo se tratando de uma alma rude e primitiva, desprovida de capacidade ou menos do desejo de fazer esforço para abstração e a dedução que acompanha o raciocínio. Para leitura e audição, sempre se requer atenção e um esforço mental que, no espetáculo cinematográfico, é substituído pelo prazer continuado”.

A televisão é profundamente arraigada no Brasil, segundo o censo IBGE de 2010, os aparelhos de TV estavam presentes em 95,1% das residências brasileiras e dados de 2016 revelam que 44% dos brasileiros não lêem e 30% jamais compraram um livro. É preciso estimular nossos filhos a leitura. A Bíblia é a primeira fonte, logo em seguida a boa literatura cristã, depois bons livros que despertem a imaginação dos nossos filhos. A televisão deve ser controlada, não podemos gastar horas do nosso tempo precioso.

O filósofo e teólogo da Igreja Romana, Tomás de Aquino, disse certa vez:

“A vista está livre da modificação do órgão e do objeto, é o mais espiritual dos sentidos, o mais perfeito e o mais universal, depois vem a audição, e estes dois são os que fazem a vida intelectual”.

Como filhos de Deus, recebemos do alto a sabedoria eterna, devemos ter cuidado com nossos filhos e com nossa vida. Nossos olhos e ouvidos devem prestar honra e glória ao nosso Senhor Deus. Portanto, segue uns conselhos: Amem os livros e desfrutem da boa cultura viva, saia de sua casa interaja com pessoas, com esporte e lazer. Mantenha seus olhos alertas sobre fatos e realidades cuidem para que seus olhos e ouvidos não sejam enganados com notícias e imagens superficiais induzidas para distorcer a verdade, a realidade!

Por Heuring Felix Motta
Redação Consciência Cristã News
Imagem: Reprodução Web

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentários do Facebook