“A igreja brasileira está enferma teologicamente”, afirma José Mario no Consciência Cristã

    José Mário fala a importância do estudo da Teologia no Consciência Cristã (Vinacc). Assista a mensagem completa em blesss.org
    Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

    Em palestra no Encontro para Consciência Cristã 2012, o professor José Mario (IPB – PB) abordou o tema “A importância do estudo da Teologia para o cristão”, fornecendo um panorama sobre a realidade da igreja brasileira.

    Para o professor, há três razões para que as pessoas se afastem do estudo da Teologia: desconhecimento, quando as pessoas não se interessam pela leitura de livros de teologia mas já pressupõem que aquilo não fará diferença em sua vida espiritual; experiências insatisfatórias, com leituras que contradizem o que você já aprendeu na igreja; preguiça, quando praticamos a “lei do menor esforço” e não temos a iniciativa de buscar um conhecimento relevante do ponto de vista da teologia.

    O conceito de teologia

    Assine o Blesss

    Segundo José Mario, Teologia é o estudo de Deus, que procura entender e articular de forma sistemática as informações reveladas por Ele a nós. “Como Deus é a realidade última de tudo, a teologia é a atividade mais importante do ser humano”, diz o professor.

    O discurso do teólogo está alicerçado na revelação de Deus a nós, e somente por causa de Sua revelação podemos conhecê-lo minimamente. Sendo a revelação de Deus o ponto de partida da atividade da teologia, não há nada mais importante do que pensar e refletir teologicamente.

    A teologia tem relação com nossa vida em sua totalidade, não apenas a respeito de nossa salvação, mas também a nossa vida aqui e a vida eterna.

    Anti-intelectualismo

    Segundo o professor, vivemos em uma época em que qualquer atividade que exija um pensamento aprofundado e um estudo mais intenso é classificada como “menos espiritual” ou “sem unção”. A época pós-moderna valoriza muito o misticismo, sentimentalismo, e quase não leva em consideração que Deus nos deu uma mente pensante e racional.

    A possibilidade da teologia

    “Será que não é pretensioso alguém fazer um discurso sobre Deus?”

    José Mario responde que não, já que o discurso teológico tem como base a própria revelação de Deus através das escrituras. Devemos ter cuidado para não ir além do que está escrito na bíblia, mas em Deuteronômio 29:29 podemos aprender que aquilo que Deus revelou é para nós e nossos filhos. Temos a possibilidade de estudar, conhecer a Deus e louvá-lo também ao apreciarmos e estudarmos tal revelação.

    A ciência como “vitamina para a fé”

    Muitas pessoas valorizam pesquisas e notícias que comprovem fatos da escritura e servem como “vitamina” para nossa fé. Entretanto, se fôssemos depender da ciência para comprovar que certa afirmação da bíblia é verdade, ficaríamos reféns da ciência para interpretar e entender a bíblia. José Mário argumenta que a autoridade das escrituras nasce dela mesma, tem testemunho interno, confirmado pelo Espírito Santo de Deus.

    Deus nos comunicou sua revelação por palavras escritas, e não por imagens, sentimentos ou meios não-verbais. Não é possível realizar uma boa interpretação e uma boa teologia se não levo em conta que Deus se revelou através de palavras proposicionalmente.

    A igreja brasileira está enferma teologicamente.

    Fazemos teologia errada muitas vezes nas músicas, pregações e estudos bíblicos de nossas igrejas. José Mário afirma que a evangelização, por exemplo, não pode ser desprovida de teologia, pois dessa forma você estará apresentando um outro Cristo, diferente do da bíblia. Quando dizemos que não queremos saber de teologia, já estamos fazendo teologia de uma forma errada e que prejudica a nossa fé. 

    José Mário deixa as perguntas para reflexão: A minha teologia é boa ou ruim? Correta ou equivocada? Justa ou corrompida?

    Assista a mensagem completa na plataforma Blesss

    Nessa palestra, José Mário fala também sobre a revelação geral e revelação específica de Deus e sobre como o estudo da Teologia tem sido incentivado na bíblia e na história da igreja.

    Com o objetivo de edificar a igreja de Cristo, a Vinacc desenvolveu a plataforma Blesss. Nesse projeto você pode encontrar essa e outras mensagens completas, em vídeos exclusivos de diversos preletores. São pacotes temáticos para um aprendizado centrado na palavra de Deus. Clique aqui e confira.


    José Mário

    José Mário é presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil, em Campina Grande-PB. Ele é professor do Departamento de Letras da UFCG, conferencista e membro da Academia Paraibana Evangélica de Letras. Tem três livros publicados: Mínimas Leituras, Múltiplos Olhares (2002), Os Abismos do Ser (2009) e Reconciliação (2010). José Mário também é autor de lições para a Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana do Brasil.

    Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Comentários do Facebook