Inglaterra nega status de religião aos Jedi

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A decisão foi promovida pelo órgão britânico, que se justificou dizendo que o “jediismo não promove melhoria ética ou moral” como está prescrito na legislação vigente no País de Gales ou Inglaterra.

INGLATERRA, REUNO UNIDO – O ‘jediismo’ (uma espécie de culto aos elementos específicos que é narrado na franquia de Star Wars), não é considerado uma religião oficial segundo as autoridades britânicas. A decisão foi anunciada pela Comissão de Caridade, que negou a solicitação ao Templo da Ordem Jedi.

Assine o Blesss

O órgão britânico tomou como justificativa que o “jediismo não promove melhoria ética ou moral” como está prescrito na legislação vigente no País de Gales ou Inglaterra. Além disso, consideram que não tem consistência ou integridade e não indicam “melhoria moral”.

Os jedis no filme Star Wars, são um grupo de personagens que representam o lado luminoso da Força, um campo de energia que tem dois lados e múltiplos poderes.
A história, em grande parte, registra a luta dicotômica de um Jedi contra os Sith, (representantes do lado obscuro da Força).

De brincadeira a crença

Tudo começou como uma resposta irônica de alguns ateus no Censo de 2001 do Reino Unido, ano em que a pergunta sobre crença religiosa foi incluída pela primeira vez. Por causa disso, 390 mil pessoas se disseram “seguidoras da Força” (um conceito da ficção original do diretor George Lucas); seus pontos de vista religiosos, eram como os jedis.

Mas enquanto alguns apenas ironizavam, outros decidiram levar a sério as mensagens de Guerra nas Estrelas e propuseram-se criar um sistema de crenças e um código religioso inspirado na série de filmes. “Os jedis não creem em um deus, mas sua fé está na Força e o valor de ter uma vida ‘dentro dela’. Eles creem na vida eterna através da Força e portanto estão ‘obcecados em luto por aqueles que já morreram’”.

Embora o número de adeptos tenha caído no decorrer do tempo por causa da queda da popularidade da “brincadeira”, no Reino Unido, de acordo com os dados do Censo de 2011, o Jediísmo tem mais seguidores que os rastafaris e os jainistas .

O “líder religioso” da Igreja do Jediísmo no Reino Unido, Daniel Jones afirmou ainda estar convencido que o movimento mudará de estatuto dentro de cinco anos, conquistando o título de religião.

Existem casos similares como a Igreja do Monstro do Espaguete Voador, que começou com um protesto e sátira contra os ensinamentos do criacionismo nas escolas dos Estados Unidos e na atualidade seus seguidores são conhecidos como pastafarianismo. Mas, ao contrario dos jedis, eles conseguiram o status de religião.

Redação Consciência Cristã News
Imagem: Reprodução web

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentários do Facebook