A celebração do Natal é um ritual pagão?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Essa questão surge todo ano na época de Natal. Em primeiro lugar, não há mandamento bíblico direto para celebrar o nascimento de Jesus em 25 de dezembro. Não há nada na Bíblia que indicaria que Jesus nasceu em 25 de dezembro. Na verdade, há muito nas narrativas do Novo Testamento que indicaria que o nascimento de Jesus não ocorreu durante esse tempo do ano.

Acontece que no vigésimo quinto dia de dezembro no Império Romano havia um feriado pagão que estava ligado a religiões misteriosas; os pagãos celebravam o seu festival em 25 de dezembro. Os Cristãos não queriam participar disso, então eles dizem, “Enquanto todo mundo está celebrando essa coisa pagã, vamos ter nossa própria celebração. Vamos celebrar a coisa mais importante em nossas vidas, a encarnação de Deus, o nascimento de Jesus Cristo. Então esse será um tempo de festividades alegres, de celebração e adoração do nosso Deus e Rei.”

Assine o Blesss

Eu não consigo pensar em algo mais agradável a Cristo do que a igreja celebrando seu nascimento todo ano. Tenha em mente que todo o princípio de festa e celebração anual está profundamente enraizado na antiga tradição Judaica. No Velho Testamento, por exemplo, houve vezes quando Deus enfaticamente ordenou as pessoas a lembrarem de certos eventos com celebrações anuais.

Enquanto o Novo Testamento não requer que celebremos o Natal todo ano, certamente não vejo nada de errado com a igreja entrar neste momento alegre de celebração à Encarnação, que é o ponto divisor de toda história humana. Originalmente, sua intenção foi honrar, não Mithras (N.T.:deus persa do sol) ou qualquer um dos outros cultos religiosos misteriosos, mas o nascimento de nosso Rei.

 

Artigo de R. C. Sproul
Tradução: Pedro Vilela

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

1 Comentário

  1. Vou fazer algumas considerações:

    1) a bíblia não manda celebrar o nascimento de Jesus, mas os anjos celebraram, e convocavam as pessoas para tal (Lc.2:9 – 14)

    2) o dia 25/12 não faz a menor diferença, e usar isso como desculpa (para não celebrar) é extremismo;

    3) dizer que comemorar o Natal é “preparar o caminho para Ele nascer”, pois está em oposição a igreja na “época profética dos tabernáculos” é um absurdo, pois, qual o problema de comemorar o Plano Perfeito da Salvação (a vinda do Messias)? O Nascimento de Jesus significa o cumprimento de várias profecias, e significa que Deus nos ama, e se revelou a nós.

    4) Natal sendo festa “palpável”??? Depende de quem celebra …. em minha casa foi com oração e ações de graças.

    5) Culto comercial??? Mais uma vez, depende de quem celebra o Natal.

    6) A origem do “Natal Romano” não faz a menor diferença se o SEU CORAÇÃO está voltado para adorar a Deus com todo o seu coração, alma e entendimento.

    7) Natal não glorifica a Jesus? Mais uma vez, depende de quem o celebra.

    8) Não vou entrar nos adereços (árvore e outros enfeites), até pq não acredito que algum cristão adore, faça sacrifícios ou se ache protegido por uma arvore enfeitada da mesma maneira como os católicos que tem as imagens e patuás para veneração e proteção, e também não será amaldiçoado se você pendurar umas luzinhas pelas casa.

    9) Esse item repete as respostas 1 e 3. Porque não celebrar uma promessa cumprida, e principalmente o Plano Perfeito da Salvação??? Para muitos, o Natal ainda não aconteceu (muitos não se converteram, logo Jesus NÃO NASCEU NESSES CORAÇÕES, você já pensou nisso???)

    10) Concordo!!! O Natal trás muita angustia sim, para aqueles que não nasceram de novo, e essa função é de Satanás, que se aproveita dessa (e de outras) datas festivas.

    Minha sugestão é não virar “um crente chato”, mas aprender a manejar bem a Bíblia, pois lá está escrito que o que não provem da fé é pecado (Rm 14:23, mas leia tbm o contexto, pois é bem pertinente).

    Essa foi a minha resposta a um post com os “10 razões para não celebrar o Natal”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentários do Facebook