4 Dicas Cristocêntricas de Interpretação Bíblica – Parte 1

    Pastor Vilson Scholz fala sobre dicas de Interpretação Bíblica no Consciência Cristã Vinacc.
    Dicas de interpretação bíblica, crescimento espiritual, análise correta das escrituras.
    Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

    Você se lembra das primeiras histórias bíblicas que aprendeu? Dos cultos domésticos às aulas da Escola Bíblica Dominical e pregações nos cultos, todos nós aprendemos e utilizamos alguns métodos de interpretação bíblica durante nossa caminhada cristã.

    No último Consciência Cristã o pastor Vilson Scholz ensinou 10 dicas de interpretação bíblica para aplicarmos em nossos estudos pessoais e em grupo. Separamos algumas dessas dicas para você, e se você já é assinante Blesss pode ter acesso a todas elas exclusivamente!

    Que livro é este?

    Assine o Blesss

    Antes de aprendermos a interpretar a Bíblia, precisamos entender o que ela é. Segundo o pastor Scholz, precisamos entender a mensagem central dela. Desde a Idade Média, algumas pessoas tem mania de “recortar a bíblia em pedacinhos”, sem considerar a obra como um todo.

    O Espírito Santo nos revela o texto, mas é indispensável refletir e pensar a respeito do texto. É juntando as palavras e frases que conseguimos uma interpretação da bíblia, o que não é um trabalho fácil, porque exige nosso esforço mental.

    Entendendo isso, vamos às dicas:

    1. Entender que a Bíblia é um livro “estranho”

    Por não ter sido escrita em nossa língua e na nossa época, a bíblia se torna um livro “estranho” para a gente, de difícil compreensão. Devemos fazer um esforço para considerar o contexto histórico, social e geográfico em que a bíblia foi escrito. Não devemos ter em mente que não vamos conseguir adaptar ou traduzir tudo perfeitamente, porque o mundo bíblico fica distante do nosso, em vários sentidos.

    2. Nem tudo na bíblia é escrito do mesmo jeito – Ainda bem!

    Se pegarmos alguns livros na prateleira de uma livraria – no setor de Advocacia ou Dicionários, por exemplo – veremos que os livros são muito parecidos, o formato dos textos são quase iguais e eles parecem dizer “mais do mesmo”. Com a Bíblia é diferente!

    Precisamos levar em conta os diferentes gêneros literários, e eles devem influenciar nossa interpretação da bíblia. Um gênero literário é uma forma fixa de falar ou escrever. Quando o texto começa com “Era uma vez…” sabemos o que esperar dele. Da mesma forma podemos perceber quando lemos ou ouvimos uma piada por exemplo.

    75% da Bíblia são narrativas, livros de histórias. Narrativas são simples, e algumas traduções “clássicas” que costumamos usar fizeram com que os textos bíblicos ficassem mais difíceis que o original. Além disso, encontramos leis, poesias que trazem beleza para o texto bíblico, profecias que falavam para a época dos profetas ou para nós, parábolas que devem ser respeitadas por sua simplicidade e cartas que devem ser estudadas em seu contexto.

    A Poesia bíblica é diferente da nossa

    Cada cultura tem sua forma de escrever poesia, e até mesmo em uma mesma cultura encontramos diferentes formas de escrever. A poesia na Bíblia é feita por repetição de palavras ou ideias. Por exemplo “Lâmpada para os meus pés é a sua Palavra, e luz para os meus caminhos”. Algumas traduções modernas têm investido em diagramações das poesias bíblicas que nos permitam permitir enxergar a beleza e a métrica desses belos textos.

    3) Olho no texto!

    Interpretar é entender palavras, frases e parágrafos. Com o passar do tempo, foram inventando formas de dividir a Bíblia – em capítulos e versículos, isso facilita nossa organização. Entretanto devemos observar o texto em sua completude!

    Ler não é fácil, principalmente para os que não tem essa prática em sua vida. Uma dica prática para entender textos difíceis da Bíblia é comparar diferentes traduções. Essa prática pode ser ainda mais útil do que procurar os termos difíceis em dicionários.

    Sentido histórico-gramatical do texto

    Não faça o texto dizer o que não diz. Muitas vezes já falamos o significado de um texto, antes de saber o que está escrito de verdade. Mas o que Deus quer nos dizer é exatamente o que está escrito! Não se esqueça que as palavras podem ter significados diferentes quando estão em contextos diferentes, por exemplo.

    4) Olhe o todo!

    O todo não é só a soma das partes. Há uma grande diferença entre 11 jogadores e um time de futebol, por exemplo. Do mesmo jeito, há diferença entre 11 palavras e um texto. O pastor Vilson Scholz fala sobre uma mania muito comum entre cristãos chamada “versiculite”. As pessoas tendem a trabalhar versículo por versículo, muitas vezes isolando do que vem antes e depois. Entretanto, são muito necessários para uma interpretação correta.

    Gostou das primeiras dicas do Rev. Vilson Scholz?

    Em breve publicaremos as próximas dicas de interpretação bíblica, fique ligado e não deixe de nos acompanhar.

    Assine hoje o Blesss!

    Se você não quer esperar e gostaria de ter mais dicas sobre interpretação bíblica e teologia imediatamente, precisa conhecer o Blesss! Lá você encontra a continuação dessa mensagem, além de mais de 500 vídeos para crescimento espiritual, de preletores como Augustus Nicodemus, Jonas Madureira, Paulo Junior, Hernandes Dias Lopes e muitos outros!

    O Blesss é um projeto da Vinacc para abençoar a Igreja de Cristo. Além disso, através da sua assinatura você colabora com a realização anual do Consciência Cristã e com o avanço dos nossos projetos missionários, levando o Evangelho de Cristo até os confins da Terra.

    É uma oportunidade única para abençoar sua vida e proporcionar um crescimento centrado na Palavra de Deus. Assine o Blesss.


    Rev. Dr. Vilson Scholz

    Rev. Dr. Vilson Scholz é Pastor e professor de Teologia Exegética, tem mestrado e doutorado na área do Novo Testamento. Consultor de Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil, é professor da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS). É tradutor do Novo Testamento Interlinear Grego-Português (SBB) e autor de Princípios de Interpretação Bíblica (Editora da Ulbra).


    Publicado originalmente em Portal Blesss de Conteúdo

    Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Comentários do Facebook